terça-feira, 27 de julho de 2010

O sonho de ser mãe...



Para algumas mulheres o sonho de ser mãe é um pouco mais difícil de ser alcançado. Segundo o médico especialista em reprodução dr. Newton Eduardo Busso, cerca de 15% dos casais têm dificuldades para "engravidar". Porém, graças ao progresso da medicina, não há motivos para perder as esperanças. 

Sem desespero
Não é porque você tentou engravidar por dois ou três meses - e não conseguiu - que existe algum problema com a sua fertilidade. Segundo os especialistas, o casal deve tentar por, no mínimo, 12 meses. "É normal não engravidar nas primeiras tentativas", esclarece o médico. O bom é que em alguns casos, o problema é resolvido apenas com o agendamento do melhor dia para a relação sexual, a famosa tabelinha.
E se realmente o casal não conseguir engravidar?
Neste caso, as atenções não devem ser todas voltadas para a mulher. As estatísticas comprovam que em 40% dos casos, o problema é masculino. E para descobrir se a dificuldade é realmente dele, é necessário fazer um espermograma, exame que analisa se os espermatozóides estão saudáveis. Se houver algum problema, o médico indicará o tratamento necessário.
Encontrando soluções
A varicocele (doença que causa varizes no saco escrotal) também pode ser associada à infertilidade.
Ela afeta 20% dos homens em geral e, em 40% desses, atrapalha a fertilidade. Essa doença é considerada a causa mais comum de infertilidade masculina, mas o seu tratamento é simples: consiste em uma operação de pequeno porte, na qual as varizes são interrompidas.
Nas mulheres, os problemas de fertilidade variam, e não há como classificá-los como mais ou menos graves. “Não é correto dizer que uma dificuldade é pior ou melhor que a outra. Todas são importantes, pois causam a mesma tristeza” - diz Dr. Newton. Segundo ele, o problema mais freqüente ocorre quando há obstruções anatômicas no aparelho reprodutor, principalmente nas trompas. “Nesses casos, o indicado são cirurgias para correção, bem sucedidas na maioria das vezes” - explica o especialista. 
Outro fator que pode causar infertilidade na mulher é a ocorrência de alterações hormonais que atrapalham a ovulação. “Essas alterações, de uma maneira ou de outra, impossibilitam o óvulo de ficar a postos para a fecundação. Para resolver esse problema, a mulher deve tomar a medicação indicada para o seu caso” – afirma Dr. Newton.  

     
    Desvendando os métodos artificiais   

    Inseminação Intra-Uterina
    Algumas vezes, o problema pode estar na incompatibilidade do útero com o esperma. Dessa forma, é necessária a Inseminação Intra-Uterina - também conhecida também como Inseminação Artificial.
    O procedimento ocorre da seguinte forma: o sêmen é preparado e colocado dentro do útero da mulher com a ajuda de uma seringa (figura). O procedimento é considerado de baixa complexidade e pode ser realizado no próprio consultório médico.

    Fertilização In Vitro  
    O método é utilizado nos casos em que a qualidade dos espermatozóides é insatisfatória - mesmo após tratamentos ou cirurgias. A Fertilização In Vitro (conhecida também como bebê de proveta) também é utilizada quando existe alguma disfunção no útero que impeça a fecundação do óvulo. 
    Nesse tratamento, a mulher toma medicamentos para induzir a ovulação. O médico retira os óvulos com a ajuda de uma agulha guiada por ultrassom transvaginal. O médico também recolhe o espermatozóide do homem - que o faz por meio da masturbação. O próximo passo é unir o espermatozóide com o óvulo no laboratório, formando o embrião, que em seguida será transferido para a cavidade uterina. É interessante ressaltar que podem ser utilizados óvulos e sêmen de doadores anônimos.

    Evite problemas no futuro
    Para você que ainda não está pensando em ter filhos, Dr. Newton lembra: “Use camisinha agora para engravidar mais tarde. Contrair uma infecção vaginal ou uma doença sexualmente transmissível pode ser fatal para a sua fertilidade”. O especialista ainda afirma que a idade mais indicada para as mulheres terem filhos é entre 20 e 30 anos. “Se a mulher deixar para depois dos 30 e coincidentemente apresentar problemas de fertilidade, o tratamento, que geralmente é longo, pode não encontrar tempo para ser eficaz” – explica Dr. Newton e completa: “Depois dos 35 anos a probabilidade de engravidar cai efetivamente”. 

    Final feliz
    Na maioria dos casos, os tratamentos de fertilização são bem sucedidos. É importante procurar sempre profissionais qualificados em clínicas de confiança. Nos casos em que for verificada a total esterilidade masculina, é interessante estudar a opção dos bancos de sêmen. Em geral, as clínicas de fertilização fornecem sêmen de um doador fisicamente semelhante a ela ou a seu marido. Se for constatada a impossibilidade da mulher - ou do casal - de conceber uma criança, há ainda a opção da adoção, mesmo porque, a realização da maternidade independe dos métodos que se usa para chegar até ela.
    Retirado do site  http://delas.ig.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário