quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dicas de saúde que facilitam a gravidez!!!


Mulher
1- O sistema reprodutor feminino depende do funcionamento correto de todo o corpo, mas principalmente de quatro partes específicas: o cérebro, o ovário, as tubas de Falópio e o útero. É importante ir ao médico periodicamente, fazer exames e conferir se está tudo certo com eles.
2 - Todo mundo já está cansado de saber disso, mas não custa nada reforçar: tabagismo e saúde não combinam, ainda mais para quem pretende gerar uma criança. O vício do tabaco pode levar a mulher a entrar na menopausa muito mais cedo que o normal e assim interromper as chances de ela engravidar. Além disso, o cigarro também contribui no desenvolvimento de câncer no colo de útero. Mulheres que convivem com fumantes também devem ficar atentas, pois estudos comprovaram que elas estão mais vulneráveis a terem abortos precoces.
3 - Você já pensou que aquela dose de caipirinha no churrasco pode prejudicar os seus planos de ser mãe? Especialistas explicam que o álcool dificulta a fecundação por ser tóxico para o aparelho reprodutor, além de desregular o ciclo menstrual. Acima de duas doses nos fins de semana (caipirinha, vinho, cerveja ou vodca, por exemplo), já é considerado prejudicial.
4 - Inspire fundo e relaxe. Algumas mulheres afirmam que só ficaram grávidas quando aprenderam a relaxar. Aprender a relaxar serve para diminuir o stress e a ansiedade, fatores que atrapalham tanto a fertilidade quanto a gravidez. 


Homem
1 - Homens devem evitar o uso de laptops em excesso apoiados no colo. As pesquisas mostraram que o uso da máquina pode aumentar a temperatura do testículo, reduzindo a quantidade e qualidade do sêmen.
2 - Homens devem estar atentos à diabetes: a infertilidade passou a figurar na lista de complicações relacionadas à doença, segundo uma pesquisa realizada na Queen University, de Belfast (Irlanda do Norte). Segundo o estudo, além da quantidade de sêmen produzido por diabéticos ser menor, a doença danifica o material genético do esperma. É importante ressaltar que o risco é reduzido quando o diabético leva o tratamento com rigor, chegando a se aproximar muito do indivíduo normal.
3 - Homens que tomam mais de um litro por dia de refrigerante do tipo cola tendem a produzir cerca de 30% menos esperma do que aqueles que bebem menos. Isso é o que constatou um estudo alemão publicado no American Journal of Epidemiology. Os cientistas ressalvam que o resultado pouco tem a ver com a cafeína presente nesse tipo de bebida - já que o café e o chá não causam o mesmo efeito nos homens. A queda no número de espermas estaria ligada, também, aos hábitos de vida: os voluntários que bebiam mais refrigerante de cola tendiam a comer mais comidas calóricas e gordurosas do que os demais.




Casal
1 - O peso hoje é uma das formas de medir a saúde da pessoa. Fala- se muito em obesidade, mas o contrário, uma pessoa muito magra, pode também ter problemas de saúde, inclusive com a fertilidade. O grau com que a perda de peso afeta a fertilidade pode variar, dependendo do grau de subnutrição e a velocidade com que se deu a perda de peso, porém já se sabe que a transmissão de mensagens hormonais que o cérebro envia aos ovários e aos testículos é reduzida. Em alguns casos, a ovulação simplesmente pode não ocorrer na mulher, desestabilizando o ciclo menstrual. Nos homens, esta situação já foi associada à queda na produção de espermatozóides.
2 - Fuja da poluição, sempre que possível. A má qualidade do ar é capaz de influenciar a infertilidade, principalmente nos homens. Segundo especialistas, a poluição é uma das causas modernas mais graves da infertilidade masculina. A poluição dos automóveis brasileiros é um dos agravantes, pois a gasolina nacional contém uma grande quantidade de metais pesados, o que afeta diretamente o organismo. O uso de máscaras com filtros é recomendado para quem é muito exposto à poluição.
3 - Substâncias químicas perigosas estão dentro de casa e podem reduzir fertilidade de homens e mulheres. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) divulgaram estudo comprovando evidências de que substâncias perfluoradas podem comprometer a fertilidade. O problema é que esses compostos químicos podem ser encontrados em abundância dentro de todos os lares: estão na panela antiaderente, no estofamento dos carros e sofás, nos colchões, nos produtos de limpeza, de higiene pessoal e em algumas maquiagens também. Estas substâncias diminuem a produção de espermatozóides no homem, reduzem a fertilidade feminina e dificultam inclusive o sucesso dos tratamentos de fertilização.
4 - Estudos mostram efeito benéfico da Acupuntura na infertilidade, tanto para causa masculina quanto feminina. Antiga terapia que surgiu na China há mais de 2 mil anos, a acupuntura consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Segundo uma análise da literatura médica, a acupuntura, no caso das mulheres, pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e ajudar a normalizar a ovulação, fatores necessários para a concepção de um bebê.
5 - Os aspectos emocionais são fundamentais no tratamento da infertilidade, portanto, além de cuidar do corpo, cuide também da sua mente. Em muitos casos, o acompanhamento psicológico é definitivo.
6 - O peso que a sociedade impõe na infertilidade causa a sensação de que tudo deve estar perfeito na vida dos casais. Ou até mesmo que isso é o reflexo de algum outro problema no casal. Procure um médico e esclareça a causa da baixa fertilidade ou infertilidade sua ou do seu parceiro. A medicina já oferece muitos tratamentos eficazes na maioria dos casos. E, principalmente, entenda que a infertilidade é cada vez mais comum no mundo, por uma série de fatores relacionados à vida moderna.
7 - Você procurou tratamento médico mas as primeiras tentativas ainda não deram resultado? Mantenha-se calma, o tratamento da infertilidade, em muitos casos, requer mais de uma tentativa. E lembre-se: infertilidade não foi feita para ser temida, mas sim para ser tratada.
8 - O médico disse que não há nenhuma causa aparente para a sua infertilidade ou a do seu parceiro(a)? Não se assuste, isso é mais comum do que possa parecer: aproximadamente um em cada dez casais sofrem de infertilidade sem causa aparente, mesmo completando a investigação padrão de infertilidade.
9 - Pesquise sobre infertilidade e converse com outras pessoas sobre o assunto. Explique a elas que a infertilidade é uma condição médica, não um distúrbio sexual. Diga também que a evolução das técnicas de reprodução humana e dos métodos diagnósticos tornou mais fácil esclarecer e tratar as causas de infertilidade. Informação é a melhor atitude para tratar o preconceito e alcançar a compreensão.

Um comentário:

  1. Mas essa minha amiga ta ficando craque no assunto....eita JESUS....qdo aparecer meninoooo vai ser de balde!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir