quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dicas de alimentação que aumentam as chances de engravidar!

Mulher
1 - Mulheres, atenção aos alimentos light: ainda que eles contribuam no emagrecimento, por outro lado, dificultam a fertilidade, pois são pobres em gorduras boas. Estas gorduras são aquelas de origem vegetal, não industrializadas, e matérias-primas para a formação dos hormônios. Elas são encontradas em cereais e grãos, azeite e também em sementes (óleo de girassol, de gergelim, de linhaça), plantas oleaginosas e em frutas como o abacate.
2 - O consumo de café pode afetar a capacidade de conseguir engravidar e de prosseguir com a gravidez. Estudos em animais e humanos mostraram um risco maior de aborto espontâneo associado a um maior consumo de cafeína, bem como uma diminuição no crescimento fetal. O consumo de três ou menos cafés por dia pode ser inofensivo, mas mais do que esta quantidade pode causar problemas de fertilidade.
3 - Alguns alimentos contribuem na formação dos hormônios sexuais femininos, incremente o cardápio com castanha, noz, avelã, amêndoa, amendoim, azeite de oliva, azeitona, abacate. Para os homens os alimentos recomendados são ovo, carne vermelha, queijo, mel e mariscos.
4 - Sorvete ajuda a melhorar a fertilidade feminina. Mulheres que consomem pelo menos duas porções de sorvete têm cerca de 80% mais chances de ovular e engravidar do que as que não tomaram sorvete. Isso ocorre por que a gordura existente no sorvete facilita a produção de hormônios sexuais, aumenta a fertilidade feminina e melhora o funcionamento dos ovários, os quais ovulam com maior facilidade.


Homem
1 - Atenção aos produtos à base de soja: um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, Estados Unidos, revela que homens que comem produtos à base de soja podem ter um número de espermatozóides reduzido pela metade. De acordo com o coordenador do estudo Jorge Chavarro, uma substância química chamada isoflavona, presente em alimentos à base de soja como o tofu ou o leite, vindo a interferir na produção de esperma. Essas substâncias, podem ter efeitos similares aos do estrogênio e reproduzir sua ação no organismo, o que afetaria a produção do esperma.
2 - A Sociedade de Medicina Reprodutiva Americana (ASRM) divulgou uma pesquisa em que foi comprovado que uma alimentação saudável pode aumentar consideravelmente a fertilidade masculina. O estudo mostra uma vertente médica que aposta em uma dieta balanceada para elevar as chances de gravidez. Nesse menu da fertilidade, estão alguns itens fundamentais, entre eles, comidas que contém ácido fólico (espinafre e feijão), zinco (germe de trigo e carne vermelha), vitaminas B6 (banana e frango), B12 (fígado e atum enlatado) e C (frutas cítricas), além de opções ricas em boro (soja, maçã, pêra e nozes).


Casal
1 - Atenção para o peso: tanto homens quanto mulheres que estão acima ou abaixo do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), podem ter a fertilidade comprometida. No caso das mulheres que estão acima do peso, por exemplo, a explicação se dá ao fato de que a gordura consome muito hormônio, o que dificulta a estimulação dos ovários.
2 - A ingestão de proteínas é fundamental para incrementar a fertilidade, pois é um nutriente básico da vida. Tudo no nosso organismo é formado por proteína, inclusive os nossos hormônios. Elas são encontradas nas carnes brancas e vermelhas, nos ovos, queijos, leite, soja, leguminosas, oleaginosas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário